Onde está escrito na Bíblia que os mortos dormem?

A Doutrina do Sono da Alma na Bíblia

A doutrina do sono da alma, também conhecida como «sono da morte», é a crença de que, após a morte física, a alma ou o espírito de uma pessoa entra em um estado de inconsciência ou «sono» até a ressurreição. Embora essa doutrina não seja explicitamente declarada em uma única passagem bíblica, ela é inferida a partir de várias passagens que descrevem a morte e a ressurreição. Neste artigo, exploraremos algumas dessas passagens e como elas contribuem para a compreensão da doutrina do sono da alma.

Passagens Bíblicas que Apontam para o Sono da Alma

  • Eclesiastes 9:5-6: «Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo do sol.»
  • Salmos 146:4: «Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios.»
  • João 11:11-14: «E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.»
  • 1 Tessalonicenses 4:13-15: «Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.»

Tabela de Comparação entre a Morte e o Sono

Morte Sono
Fim da vida física Estado de inconsciência
Separação do corpo e do espírito Descanso e espera pela ressurreição
Fim da atividade consciente Ausência de consciência até a ressurreição

Embora a doutrina do sono da alma não seja explicitamente declarada em uma única passagem bíblica, ela é inferida a partir de várias passagens que descrevem a morte e a ressurreição. Essas passagens sugerem que, após a morte física, a alma ou o espírito de uma pessoa entra em um estado de inconsciência ou «sono» até a ressurreição. Essa compreensão da morte e da ressurreição oferece consolo e esperança para aqueles que perderam entes queridos, pois eles não estão sofrendo ou conscientes do tempo que passa, mas sim descansando e esperando pela ressurreição e a vida eterna prometida por Deus.

Добавить комментарий

Ваш адрес email не будет опубликован. Обязательные поля помечены *